Mais um pouquinho de Terapia Cognitivo-Comportamental

A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é um tipo de tratamento psicoterápico que ajuda os pacientes a entenderem os pensamentos e sentimentos que influenciam comportamentos. 
A TCC é comumente utilizada para tratar uma ampla gama de distúrbios, incluindo fobias, vícios, depressão e ansiedade.
O conceito subjacente deste formato de terapia é que nossos pensamentos e sentimentos
desempenham um papel fundamental em nosso comportamento. Por exemplo, uma pessoa que passa muito tempo pensando sobre acidentes de avião pode evitar viagens aéreas e se, por motivo de força maior, precisar fazer uma viagem, um incomodo surgirá e a terapia poderá ajudar.
A terapia cognitiva comportamental é geralmente de curto prazo e com foco em ajudar os clientes a lidar com um problema muito específico. Durante o curso do tratamento, as pessoas aprendem a identificar e alterar padrões de pensamento destrutivo ou perturbador que têm uma influência negativa sobre o comportamento.
Neste momento, o paciente estará apto a seguir sozinho e enfrentar as adversidades da vida, pois o objetivo da terapia comportamental cognitiva é ensinar os pacientes que, embora eles não possam controlar todos os aspectos do mundo em torno deles, eles podem assumir o controle de como eles interpretam e lidam com as coisas em seu ambiente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário